grand-master-lee

Fundador da ATA (1969), STF e WTTU, e criador do Estilo Songahm (1983), o Grand Master Haeng Ung Lee nasceu em 21/07/1936, na Manchúria (China). Após a Segunda Guerra Mundial, mudou-se com a família para a Coréia e na adolescência iniciou sua formação em Artes Marciais. Serviu no exército como treinador de Taekwondo para tropas especiais até abrir sua primeira academia em Osan, base aérea americana instalada no país. Foi lá que um de seus alunos, o americano Richard Reed (que hoje é um Senior Master), se tornou seu amigo (e cujo apoio se transformaria futuramente na ATA). Reed voltou aos EUA com a promessa de levá-lo um dia para ensinar artes marciais para os americanos. Essa promessa se tornou realidade em 1962, quando Lee se tornou o primeiro instrutor profissional de Artes Marciais que imigrou aos EUA.

Apesar das barreiras culturais e de idioma, em 1962 o Grand Master H.U. Lee abriu sua primeira escola de Artes Marciais em Omaha, Nebraska. Retornou à Coréia depois de um ano para aguardar a saída de seu visto americano, voltando à América em 1965. Depois de trabalhar com alguns instrutores superiores, fundou sua própria organização – a ATA.

O Grand Master Haeng Ung Lee se esforçou para fazer do mundo um lugar melhor, ensinando valores de vida através das Artes Marciais e foi um dos pioneiros a levá-las para a América. Seus alunos incluem hoje mais de 14.000 faixas-pretas e mais de 3.000 instrutores certificados, além de mais de 1.500 escolas espalhadas no mundo inteiro.

Depois de uma dura luta contra o câncer, veio a falecer em 5/10/2000. Mas seu legado a milhares de alunos do Estilo Songahm continua forte, a fim de ser aperfeiçoado para sempre, como era seu desejo.

 

Categorias: Mestres