Fazer aula de karatê infantil oferece uma série de benefícios para a criança para desenvolver melhor. Embora outros esportes também possam ser benéficos, o karatê tem um destaque maior pois é bom não só para a saúde, como também ajuda a ter atitudes positivas.

Continue lendo esse conteúdo para conhecer os benefícios de uma das artes marciais mais antigas do mundo.

Aula de karatê infantil: benefícios

O karatê é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da arte marcial indígena de Okinawa. Nasceu sob a influência da arte da guerra chinesa, das lutas tradicionais japonesas e das disciplinas guerreiras japonesas.

Trata-se de uma das artes marciais mais antigas do mundo, cujos princípios têm base na lealdade e na honra. Para as crianças, é um ótimo método para ajudá-la a crescer de forma mais saudável, confira logo abaixo alguns dos principais benefícios.

1. Defesa pessoal

Entre todos os benefícios do karatê, o que mais se destaca é a defesa pessoal que a criança irá aprender. Afinal, em um mundo a cada dia mais perigoso, saber como defender-se é muito útil em situações que possam ter algum risco.

2. Autoestima

A aula de karatê infantil também ajuda a fortalecer a autoestima nas crianças. Aliás, qualquer esporte ou atividade física é capaz de fornecer esse benefício, porém, no karatê esse fator não advém apenas das técnicas de autodefesa.

A autoestima também se fortalece por meio da disciplina, ética, honra e lealdade, princípios que regem essa técnica.

3. Energia e concentração

Karatê é uma ótima opção para crianças que tem problemas para se concentrar ou controlar suas emoções. Através das aulas, a criança irá aprender como controlar melhor suas emoções, a concentrar-se e liberar suas energias.

4. Maior coordenação

A maioria dos exercícios feitos no karatê garantem a melhora da postura e equilíbrio da criança, o que ajuda a estimular sua coordenação motora.

5. Melhora a saúde

Além de ser ótimo para a saúde em geral, o karatê também é bom para ajudar a tratar problemas respiratórios e cardiológicos.

6. Ajuda em diversos transtornos

O karatê é uma das melhores opções para ajudar a tratar vários transtornos, devido à disciplina em grupo. Sendo assim, é uma boa opção para crianças que sofrem com déficit de atenção e autismo.

Assim como também pode ajudar crianças que sofrem com problemas de ansiedade, bullying, etc.

7. Ser mais pacífico

Praticar karatê torna a criança mais pacífica, ao contrário do que muitos acreditam. Assim como a maioria das artes marciais de defesa, o karatê permite que a criança evite situações que as tornem mais agressivas e violentas, a defesa é apenas quando não há outra escolha.

8. Autocontrole

Por fim, o autocontrole é um dos principais benefícios da aula de karatê infantil. Uma vez que a disciplina e paciência ensinadas serão úteis para ajudar a criança a lidar com uma série de problemas que irão surgir no decorrer de sua vida.

Cuidados para se ter durante os treinos de karatê infantil

Assim como a prática de qualquer atividade física, é preciso ter alguns cuidados para evitar lesões mais graves durante o treino. Em primeiro lugar, é crucial que a criança faça um aquecimento antes de iniciar o treino.

Após o treino, o ideal é alongar e relaxar os músculos, para reduzir contraturas musculares dolorosas. A hidratação também é vital para a criança, assim evita a fadiga precoce, um dos fatores que predispõe a lesões.

E, é claro, a criança deverá usar os equipamentos de proteção adequados, sempre que for treinar. Caso a criança use óculos, o ideal é optar por modelos específicos ou protetores durante a prática.

Conclusão

Como você pôde ver, são várias as vantagens de matricular uma criança na aula de karatê infantil. Essa é uma das artes marciais mais completas que existem, pois combina benefícios tanto físico quanto mental e emocional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe então com seus amigos!

Saiba mais: https://www.ataonline.com.br/


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *